VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Informação ​​em tempo real

O COMSA gera informação em tempo real que é acessível e útil para o público em geral até aos decisores de politicas de saúde pública em Moçambique.

Essas visualizações de dados destinam-se a promover o objectivo do COMSA:
Melhorar a vida e a saúde dos moçambicanos através de mudanças políticas baseadas em informação precisa e em tempo real.

Resumo da População

Resumo de Nascimentos

Resumo de Óbitos

Causas de Morte e Determinantes Sociais

 

Conjunto de Métodos Calibrados:

Entrevistas de autópsia verbal (AV) colhem informações dos sinais e sintomas, que são analisadas por médicos ou por métodos automatizados para determinar as causas de morte. Os métodos automatizados incluem InterVA-5, InSilicoVA, Tariff-2 e Expert Algorithm VA (EAVA).

O COMSA implementa apenas os métodos automatizados e desenvolveu técnicas inovadoras que refinam os resultados da análise das AV de cada método automatizado por meio de calibração utilizando dados de causas de morte com base em patologia, emparelhados com dados de AV em uma amostra separada coletada pelo CHAMPS.

As técnicas produzem resultados de AV calibrados para cada método automatizado separadamente, e resultados do conjunto de métodos cruzados para mortes neonatais e infantis (1-59 meses). Mostrou-se que os resultados de AV calibrados de cada método automatizado individual e os resultados de AV do conjunto de métodos calibrados são uma melhoria em relação aos resultados não calibrados individuais (Fiksel et al. 2020).

Os resultados abaixo resumem as causas de morte para crianças de 1 a 59 meses de idade, com base no conjunto de métodos calibrados, que incorpora resultados dos métodos calibrados do InterVA-5, InSilicoVA e EAVA. Propõe-se que esses resultados sejam utilizados à nível nacional. Resultados desagregados por província, sexo e local de residência serão disponibilizados futuramente.

 

Johns Hopkins Bloomberg School

of Public Health (JHSPH)

615 N. Wolfe Street, Baltimore, MD 21205

United States

Instituto Nacional de Saúde (INS)

Vila De Marracuene, Estrada Nacional N°1,

Parcela N°3943,

Província De Maputo – Moçambique


Instituto Nacional de Estatística (INE)

Av. 24 De Julho 1989 Caixa Postal 493,

Cidade De Maputo – Moçambique