
OUTROS RECURSOS
Posters
Orientando a implementação do COMSA em Moçambique
The Countrywide Mortality Surveillance for Action (COMSA) está a ser implementada em Moçambique para medir e monitorar gravidezes, resultados de gravidez e mortes relatadas por um agente comunitário e para determinar as causas de morte através de autópsia verbal. Uma pesquisa formativa foi realizada antes da implementação da COMSA com o objetivo de identificar informantes-chave para relatar eventos vitais e descrever as barreiras para a identificação de eventos vitais na comunidade.
Novas abordagens do COMSA em Moçambique
Os países com registro civil limitado e sistema de estatísticas vitais (CRVS) baseiam-se em pesquisas domiciliares nacionais para medir a mortalidade ou a morbidade. Mas esses dados não são capazes de gerar indicadores de mortalidade recentes e oportunos. São necessárias abordagens inovadoras para apoiar os países a avaliar efectivamente os efeitos recentes da implementação do programa.
COMSA em Moçambique: Oportunidade e desafios do trabalho de campo
Nosso objetivo é descrever os desafios e oportunidades relatados pelos Agentes Comunitários de Vigilância (CSAs), entrevistadores de autópsia verbal provincial e supervisores de nível central durante a implementação da Vigilância de Mortalidade Nacional por Acção (COMSA), consistindo de um sistema de registro de amostras em todo o país. registar eventos (gravidezes, nascimentos e mortes) e a causa da morte em 700 comunidades geográficas distribuídas aleatoriamente em todas as 11 províncias de Moçambique.
Links adicionais

Johns Hopkins Bloomberg School
of Public Health (JHSPH)
615 N. Wolfe Street, Baltimore, MD 21205
United States
Instituto Nacional de Saúde (INS)
Vila De Marracuene, Estrada Nacional N°1,
Parcela N°3943,
Província De Maputo – Moçambique
Instituto Nacional de Estatística (INE)
Av. 24 De Julho 1989 Caixa Postal 493,
Cidade De Maputo – Moçambique
Email: siscove.pub@gmail.com